Resenha - A irmã de Ana Bolena.

11 janeiro 2013


                       

        
  • Edição: 1
  • Editora: Record
  • ISBN: 8501073695
  • Ano: 2006
  • Páginas: 626                                     
Sinopse:

Aos 14 anos, a inocente Maria Bolena, su irmã mais nova, Ana, e o irmão George chegam à corte. À época, as grandes famílias aristocratas habitavam os arredores do palácio real e ter uma mulher de sua prole nas proximidades do leito do soberano era garantia de ascensão social. A doçura e beleza de Maria chamam a atenção do rei Henrique VIII. Como nova amante de Henrique VIII sua aventura amorosa é incentivada pelos irmãos. A conspiração da família, no entanto, sofre uma reviravolta e Maria precisa declinar de seu sonho e amor em nome de sua melhor amiga e rival - Ana. A irmã se aproveita da ausência de Maria durante um curto período e conquista a atenção do rei, substituindo Maria no papel de primeira-amante. Mas Ana quer mais do que isso, seu desejo de tornar-se rainha não tem limites e, ao mesmo tempo em que cresce o desejo de Henrique VIII por um filho legítimo, Ana planeja o que fazer para se livrar da esposa dele. Vai ser tornar rainha doa a quem doer. Toda a família Bolena envolvida em uma intriga ainda maior - a dissolução do casamento do soberano com Catarina de Aragão. Um dos períodos mais agitados da corte dos Tudor narrados com extrema eficiência histórica. Considerados o melhor romance do ano em que foi lançado.

Resenha:

Conheci a autora Phillipa Gregory  pesquisando sobre o rei Henrique Vlll e suas mulheres, devido a série The Tudors. O primeiro livro que li dela foi A princesa leal e  a maneira como ela escreve nos torna viciados em suas obras, são apaixonantes, principalmente para quem  gosta de romances históricos.
Claro que não é um livro em que é descrito perfeitamente a história como ocorreram os fatos, é romanceado, e sendo assim é um livro com aventura, intriga, traições, paixões, rivalidades e tudo o que torna a leitura mais dinâmica e interessante. 
Na visão da autora, Maria Bolena, então com 14 anos,  a primeira da família (bem manipuladora e interesseira por sinal) a se entregar aos “encantos” do rei, é  descrita como uma adolescente doce, muito  educada e bondosa não tão inocente como ele pensa, mas ela o encanta com seu jeito meigo e delicado. O rei então casado com Catarina de Aragão, a trai inúmeras vezes, mas as irmãs Bolena, Maria e Ana, foram as mais famosas, as primeiras que tiveram alguma importância em sua vida, muitas reviravoltas de um romance em que demonstra como Henrique Vlll era mimado, obcecado e muito egoísta. 
Esse livro deu origem ao filme "A outra" com a atriz Natalie Portman como Ana Bolena e Scarlett Johansson como Maria Bolena, muito bom também.

Sobre a autora:


Philippa Gregory nasceu no Quenia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Frequentou a Universidade de Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida. Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os seus romances refletem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos



12 comentários:

  1. essa história sobre o Rei Henrique é muito intrigante. Assisti ao filme "A outra" é muito interessante, a resenha da Fer está muito boa acho que vou procurar o livro para ler.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha Fernanda! Amo romances históricos e fiquei apaixonada pelo conteúdo deste. Não sabia que esse livro tinha dado origem ao filme "A Outra". Tenho muita vontade de assisti-lo. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha Fer!!! Nunca li nada desta autora, mas vou colocar este livro nas minhas proximas leituras!!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Noss Adorei a autora, a resenha ficou mt Boa ... Parabens Fer ... >.<

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de romance histórico, essa resenha me fez querer o livro já! Adorei.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme fz alguns anos.. e é mto bom... eu gosto do gênero... vou procurar este livro...

    Parabéns pela resenha...

    ^^

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse livro, principalmente por ser passad na epoca das grandes cortes!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários, fico feliz por terem gostado!

    ResponderExcluir
  9. achei bem interessante esse livro, me parece uma leitura misteriosa , muito boa

    ResponderExcluir